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Os nossos serviços

 - Condomínio Seguro

 

1) As funções inerentes ao administrador previstas no artigo nº1436 do Código Civil:

a ) Convocar a assembleia dos condóminos.

Envio de Convocatória por carta registada, ou de outra forma deliberada em Assembleia-geral. Direção dos trabalhos, registo em acta, e elaboração das mesmas em suporte informático, caso o livro de atas o viabilize.

b) Elaborar o orçamento das receitas e despesas.

Elaborar um orçamento anual (ordinário) e ainda todos os orçamentos extraordinários, quando necessários, bem como apresentar os balancetes semestrais.

c) Verificar a existência do seguro contra o risco de incêndio.

Para os casos em que não existam, promover a celebração de contratos de seguro obrigatório para cobertura de risco de incêndio, propondo várias soluções atualizadas existentes no mercado.

d) Cobrar as receitas e efetua as despesas comuns.

Solicitar a todos os condóminos a sua quota-parte nas despesas, tanto as ordinárias como as extraordinárias. Liquidar as despesas correntes do condomínio nomeadamente o pagamento da água, luz, elevadores, serviços de limpeza, etc.

e) Exigir dos condóminos a sua quota-parte nas despesas aprovadas.

Caso seja deliberado em Assembleia-geral de condóminos promover a cobrança coerciva com recurso as vias judiciais dos montantes em divida.

f) Realizar os atos conservatórios dos direitos relativos aos bens comuns.

Cabe ao administrador realizar atos conservatórios, com caráter urgente com objetivo de manter um direito sobre as partes comuns

g) Regular o uso comum das partes comuns e a prestação dos serviços de interesse comum:

Caso não exista ainda o regulamento do condomínio, e a Assembleia nada tiver deliberado, compete ao administrador fixar a regulamentação sobre esta matéria que pode abranger vários aspetos, nomeadamente o bom uso das partes comuns, salvaguarda das partes privadas e questões relacionadas com a segurança dos edifícios.

h) Executar as deliberações da Assembleia-geral.

 

2) Elaboração do Regulamento do Condomínio, caso este não conste do titulo constitutivo de propriedade horizontal, ou ainda não tenha sido aprovado em Assembleia-geral.

Depois de aprovado em Assembleia-geral, será entregue uma cópia a cada um dos condóminos

 

3) Constituição de um fundo comum de reserva, obrigatório por lei, para fazer face a despesas extraordinárias.

Para além de assegurarmos a gestão das partes comuns do condomínio comprometemo-nos a dar uma resposta célere nos seguintes aspetos:

a) Contratação de serviços de limpeza que assegurem a manutenção das partes comuns do imóvel;

b )Contratação de serviços especializados para reparações urgentes na área da construção civil, eletricidade e canalização, quando necessário;

c) Solicitar apoio fiscal, junto de técnicos especialistas em direito fiscal, bem como apoio jurídico junto de advogados que colaboram com a Condomínio Seguro, sempre que for necessário.

Propomos uma visita quinzenal ao imóvel, sem prejuízo de outras deslocações sempre que seja necessário ou solicitado para assegurar o bom funcionamento do condomínio.

 

Estas visitas têm como objetivo:

a) Registo de ocorrências (pequenas avarias, anomalias, vandalismos, etc) e promover de imediato a sua resolução.

Os casos mais comuns referem-se a: mudança de lâmpadas nas partes comuns, reparação das fechaduras das portas situadas em partes comuns, campainhas e substituição de vidros, etc

b) Inspeção ao estado de conservação e funcionamentos dos equipamentos de uso comum.

c) Fiscalização do cumprimento das obrigações das empresas contratadas.

4- Serviço de solicitadoria:

Acompanhamento, de todos os processos judiciais já instaurados contra os condóminos.

Preparação e encaminhamento de processo para cobrança coerciva dos valores em dívida ao condomínio de acordo com a decisão da Assembleia-geral.

Obtenção de toda a documentação necessária ao bom funcionamento do condomínio, nomeadamente (NIPC.- caso ainda não exista), certidões prediais, matriciais, etc.

5)- Elaboração de uma proposta de seguro para todo o imóvel.

As vantagens da criação de uma apólice única para todo o imóvel, a debitar ao condomínio são as seguintes:

a) Diminuição do valor da apólice paga individualmente por cada condómino;

b) Garantia que todas as frações ficam seguras;

c) O facto de todas as frações estarem seguras na mesma companhia evita, em caso de acidente, as situações de litígio entre as diversas companhias de seguros;

d) Maior rapidez na resolução das situações entre partes comuns, no caso de ser necessário acionar o seguro;